Santuário

Apresentação

O Santuário Nacional de São José de Anchieta está localizado no centro histórico da cidade de Anchieta, no Estado do Espírito Santo, Brasil.

É um Santuário católico dedicado ao culto a São José de Anchieta e dele faz parte o complexo jesuítico iniciado em 1579, formado pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção e as áreas da antiga residência jesuíta anexa, ambas tombadas como Monumento Nacional desde 1943. Possui Museu, Sítio Arqueológico ( Pré-História a Séc. XIX), Biblioteca e Centro de Documentação especializados.

Na base do atual Santuário está a Missão jesuítica mandada criar pelo Pe. José de Anchieta no ano de 1579, na qualidade de Provincial dos Jesuítas no Brasil. Ao longo dos séculos recebeu algumas alterações e no Séc. XX três intervenções de estudo e resgate promovidas pelo IPHAN. Dotado de um centro interpretativo que ilustra o papel e a obra do Apóstolo do Brasil e as vivências dos missionários jesuítas, em contexto de aldeia indígena de missão. O percurso dos visitantes engloba a visita ao Museu, Ruínas Arqueológicas, Igreja de Nossa Senhora da Assunção, o cubículo de São José de Anchieta, o Coro e a Torre Sineira. Dispõe de loja com venda de produtos exclusivos.

Apresentação