Notícia > 25 de Janeiro, 2018

O novo Centro Administrativo do Santuário será inaugurado no dia 28 de janeiro

A cerimônia contará com as presenças de autoridades estaduais, municipais e religiosas

O novo Centro Administrativo Professor Elias Rodrigues, do Santuário Nacional de São José de Anchieta, será inaugurado neste domingo (28), em uma cerimônia que reunirá o vice-governador do Estado do Espírito Santo, César Colnago, o Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, o Reitor do Santuário, Pe. Cesar Augusto dos Santos, o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, o presidente da Câmara Municipal de Anchieta, Tássio Brunoro, e outras autoridades civis e religiosas.

O projeto para o novo Centro Administrativo, que fica dentro do Museu Nacional São José de Anchieta, começou a ser feito em 2015, mesmo período em que Pe. César assumiu a reitoria do Santuário Nacional. O reitor conta que participou de reuniões e depois adequou o projeto, que recebeu no final de 2015, para a Lei Rouanet, em Brasília, no Ministério da Cultura. “A aprovação veio em 2016 e então começamos a fase da captação de recursos, que conseguimos em 2017”, explica. Segundo Pe. César, para que a reforma e a requalificação do museu acontecesse era necessário que o prédio fosse desocupado. “Começamos então a busca por um novo prédio que coubesse todo o Centro Administrativo do complexo da reitoria. Depois de um tempo conseguimos um local, cedido pela prefeitura”.
O religioso fala sobre a importância desse novo Centro Administrativo para o Santuário Nacional. “Aquele complexo que temos lá em cima, no chamado Morro da Penha, vai se transformar em algo visível, não apenas para o Estado, mas para o Brasil, e quem sabe para o mundo, porque a ideia é fazermos um museu de primeira linha, em que a museografia será composta pelas peças que contam a história e o tema será Anchieta: o evangelizador”.
O Centro Administrativo leva o nome do Professor Elias Rodrigues, um historiador estudioso de Anchieta e pertencente à Igreja Batista. Pe. César revela que ficou muito feliz em ver o nome de seu amigo ser dado ao Centro Administrativo, não apenas por ele ser merecedor, mas pelo número significativo de peregrinações de outras igrejas cristãs ao Santuário Nacional.
A inauguração do novo Centro Administrativo acontecerá no mesmo dia da celebração dos 90 anos do retorno dos Jesuítas ao Estado do Espírito Santo. A programação ainda contará com hasteamento das bandeiras na Praça do Santuário, Missa e apresentação da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo.

Confira a programação:

9h30 às 10h - Apresentação da Banda da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo

10h - Hasteamento das Bandeiras na Praça do Santuário

10h30 - Missa presidida pelo Arcebispo de Vitória