"QUEM QUISER REFORMAR O MUNDO COMECE POR SI MESMO"
Powered by Google TradutorTradutor

Santuário

Circuito Cultura e Fé

Santuário Nacional de São José de Anchieta

O Santuário Nacional de São José de Anchieta funciona nos espaços físicos de um valioso conjunto arquitetônico, e monumento nacional, outrora pertencentes à missão jesuítica erguida na aldeia indígena tupiniquim de Reritiba, atual cidade de Anchieta, no Sul do Estado do Espírito Santo, a 80 km da capital, Vitória, na margem norte do rio Benevente.

Com a expulsão da Ordem dos territórios portugueses em finais de 1759, os seus bens imóveis passaram para os domínios da Coroa. De novo sob administração da Companhia de Jesus, desde o início de janeiro de 1928, o Santuário encontra-se adstrito à Província dos Jesuítas Brasil.

A Companhia de Jesus, cujos membros popularmente se conhecem pela designação de jesuítas ou inacianos, teve os seus primórdios em Paris com o voto feito na igreja de Montmartre por um grupo de sete companheiros ainda estudantes, liderados por Inácio de Loyola. Corria o mês de agosto de 1534 quando, no dia 15, festa da Assunção de Maria, decidiram partilhar aqueles companheiros um percurso comum de vida de pobreza e de castidade. Porém, o início oficial da nova Ordem religiosa é o da bula papal, assinada a 27 de setembro de 1540.

Contato: (28) 3536-3985

Endereço: Praça do Santuário - Anchieta - ES

 

Museu Nacional São José de Anchieta

Criado em 1965, o Museu Nacional São José de Anchieta, anexo à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, constitui preciso patrimônio histórico do município. O objetivo principal do Museu consiste em preservar os bens patrimoniais e da memória da aldeia de missão jesuítica de Reritiba. Ali, podem ser vistos móveis antigos que pertenceram ao padre Anchieta, peças arqueológicas, roupas, a cela do padre e a relíquia de um de seus ossos e inúmeros outros grandes objetos de valor religioso.

Contato: (28) 3536-3985

Endereço: Praça da Matriz, s/n - Anchieta - ES

 

Igreja Nossa Senhora da Penha

Um outro Patrimônio Histórico Estadual que merece atenção em Anchieta é a Capela de Nossa Senhora da Penha. Ela foi construída em 1873 como forma de promessa à Virgem da Penha para que acabassem as epidemias de varíola que aterrorizavam a população naquela época.

É uma pequena construção, porém encantadora. Situa-se ao alto de uma escadaria, também na área histórica do município, bem próxima ao Santuário Nacional São José de Anchieta. 

Endereço: R. Dom Emanuel - Centro, Anchieta - ES

 

Colégio Maria Mattos

O Colégio Maria Mattos foi fundado em 1932, a partir do desejo do Arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira de oferecer a todos os anchietenses um colégio para estudar, sem que percorressem grandes distâncias. Considerado a primeira escola do interior do Espírito Santo, O Colégio recebia alunos de todo o Brasil e filhas de aristocratas, que eram internadas e educadas pelas Irmãs Carmelitas.

Atualmente, no prédio funciona a Escola Municipal Terezinha Godoy.

Endereço: Av. Anchieta, 50 - Centro, Anchieta - ES

 

Centro Cultural Thiago Bezerra Leite (Antigo Hotel Anchieta)

O Centro Cultura Thiago Bezerra Leite foi o grande Hotel Anchieta, que guarda em sua memória parte da história do município. Construído por Dom Helvécio em 1940, posteriormente foi adquirido pela tradicional família Bezerra e foi o primeiro hotel da região, tendo como finalidade hospedar as famílias e as alunas internas do Colégio Maria Mattos. Muitas autoridades de renome nacional, como governadores e até vice-presidentes, se hospedaram no hotel. Sua localização privilegiada servia para contemplar toda a beleza da baía e também da Igreja Nossa Senhora da Assunção, hoje Santuário Nacional São José de Anchieta.

Os eventos da sociedade anchietense da época eram realizados no Hotel Anchieta. Suas roupas, prataria e roupas de cama foram importadas da França, o que encantava a todos pelo requinte, beleza e qualidade. Além de guardar parte da memória do município, o Hotel Anchieta é um atrativo turístico cultural de grande expressão que agrega atividades que valorizam e resgatam a cultura local, como o Memorial do Hotel Anchieta.

Hoje o Hotel Anchieta se tornou o Centro Cultural Thiago Bezerra Leite, referência cultural para a região. No espaço são realizados cursos e oficinas de música, dança, teatro, artes plásticas, artesanato, exposições e apresentações artísticas e folclóricas.

Contato: (28) 3536-1756 / 3536-3901

Endereço: Centro - Anchieta - ES

 

Poço Jesuíta de Coimbra

Com aproximadamente 250 anos de existência, o Poço de Coimbra é outro testemunho da memória histórica de Anchieta. Antes de haver abastecimento a domicílio da companhia de abastecimento local, era a fonte natural do alto do morro, localizado após a Igreja de Nossa Senhora da Penha, que abastecia muitos moradores do município.

Contato: Morro da Penha / Subida da ladeira da Igreja (28) 3536-3143 / 3536-3668

Endereço: Rua Governador Dias Lopes, s/n, Centro - Anchieta - ES

 

Casa da Cultura

A Casa da Cultura de Anchieta, localizada na sede do município, foi construída em 1927 e hoje constitui um de seus patrimônios histórico-culturais. Já abrigou a sede da Prefeitura Municipal, da Câmara dos Vereadores e o Fórum. Atualmente, funciona como Casa da Cultura, muito visitada por estudantes. O andar térreo abriga um miniteatro, onde são realizadas diversas exposições.

Na casa, você encontra documentos, fotos, cartas que relatam a história, alguns objetos pertencentes e utilizados pelos colonizadores e personalidades importantes que viveram ou passaram pelo município. Podem ser vistos, ainda, verdadeiras raridades, como livros com mais de 100 anos, fotos e documentos, todas as obras do padre Anchieta, todas as obras escritas a respeito do beato e todas as obras dos jesuítas até 1759.

Contato: (28) 3536.2467

Endereço: Rua Presidente Vargas, 161 - Anchieta - ES

 

Casarão de Quarentena

Em Anchieta, sobrevivem ainda casas e prédios seculares. Cita-se, como exemplo, o velho casarão que, com suas inúmeras janelas e diversos cômodos, foi sede da Fazenda São Martinho, onde se plantava café e serviu de alojamento para os colonos imigrantes, desembarcados em Benevente. Os imigrantes ficavam de quarentena nesse casarão, sob observação, para curarem as doenças contraídas durante a longa viagem para o Brasil ou para que as autoridades da Vila pudessem verificar se eles estavam em boas condições de saúde a fim de entrarem no Espírito Santo, seguindo viagem para as terras do Vale do rio Benevente.

Várias dessas casas e sobrados, que formam o patrimônio histórico de Anchieta, estão no velho centro da cidade ou na área do porto.