Notícia > 26 de Fevereiro, 2018

Fiéis prestigiam Missa de posse do novo Reitor do Santuário Nacional

A Celebração aconteceu no sábado (24), no Santuário Nacional de São José de Anchieta. No domingo (25), os fiéis se despediram do Pe. César Augusto dos Santos, SJ

Dezenas de fiéis e devotos estiveram presentes na Santa Missa de posse do novo Reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Pe. Nilson Maróstica,SJ, celebrada na tarde do sábado (24).
A Celebração Eucarística, com uma sintonia de fé e espiritualidade, foi presidida por Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, e concelebrada pelos padres Nilson Maróstica, SJ, Cesar Augusto do Santos, SJ e Felipe Soriano, SJ. Na ocasião, Dom Luiz agradeceu ao Pe. César por toda dedicação ao Santuário, durante esses três anos de missão à frente da reitoria, e desejou muita perseverança nessa nova caminhada. A Celebração também foi marcada pela leitura da Provisão e a assinatura da Ata de Posse pelo Reitor, por Dom Luiz, Pe. Cesar, Pe. Felipe e pelo prefeito de Anchieta, Fabrício Petri.
A Celebração contou com a animação do Grupo de Liturgia do Santuário Nacional. Ao final da Missa, foi distribuído o relatório das atividades realizadas pelo Pe. César, que, durante todo esse tempo à frente do Santuário, sempre priorizou a propagação da devoção a São José de Anchieta, Apóstolo e Padroeiro do Brasil, atraindo cada vez mais fiéis ao Santuário Nacional.

Pe. Nilson Maróstica, SJ
Padre Nilson nasceu no distrito de Sousas, interior de São Paulo, município de Campinas, mas foi criado na cidade de Valinhos (SP). Foi Diretor da Comunidade Vocacional, em Juiz de Fora (MG), e depois fez mestrado em Teologia da Espiritualidade na Universidade de Comillas, em Madri, na Espanha. Também fez a Terceira Provação, em Salamanca, na Espanha. No Brasil, realizou o Retiro do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), e o Retiro dos Teólogos, em Belo Horizonte (MG). Exerceu ainda a função de Pároco da Igreja de São Luís Gonzaga, em São Paulo, de 2007 a 2011. Também foi Superior dos Jesuítas, em Goiânia (GO), Pároco da Paróquia Santa Genoveva, em Goiânia (GO), e Diretor do Centro Cultural Brasília (DF).

Despedida do Pe. Cesar

Já na manhã deste domingo (25), houve a Missa de despedida do Pe. César, concelebrada pelo novo Reitor do Santuário Nacional, Pe. Nilson Maróstica.

Com a animação do Terço das Mulheres da Comunidade de São Benedito, Macrina – Alfredo Chaves, que veio em peregrinação, a Santa Missa teve a participação de muitos admiradores do Pe. Cesar e devotos de São José de Anchieta.

Durante a cerimônia religiosa, Pe. Nilson leu para a assembleia a carta de destinação enviada pelo Pe. João Renato Eidt, SJ, Provincial do Brasil, ao padre Cesar, e em seguida, a carta do Alfredo Sampaio Costa, Secretário do CESCOFE (Centro de Serviço para a Colaboração, Fé e Espiritualidade) convidando a participar dos Conselhos do mesmo.

Ao proferir seu discurso de despedida, Pe. Cesar enfatizou que teve muitos obstáculos, que não foi fácil “construir um Santuário”, pois deixou de ser paróquia para ser Santuário Nacional, e as pessoas não entendiam isso, achavam que estavam tirando a paróquia, que não ia existir mais. “Unidos em um trabalho, que não foi fácil, com a graça de Deus as coisas se encaminharam”, disse o sacerdote. Pe. Cesar também agradeceu a todos pelo carinho e acolhimento e pediu que todos rezem pelo Pe. Nilson, pela sua caminhada daqui para frente.

Em uma cerimônia emocionante, Pe. Cesar foi homenageado pelo Grupo de Liturgia do Santuário e pelo Grupo de Jovens Filhos do Rei Jesus, no qual ele sempre ajudou, e recebeu uma lembrança de cada.

Pe. Cesar cumpriu sua missão em Anchieta, e, como ele diz: “não é um adeus, e sim um até logo.” Agora, se dedicará aos estudos em São Paulo, no Colégio São Luis, e ao CESCOFE, uma obra que a Companhia de Jesus criou em 2017, em Campinas (SP).

Confira as fotos desse momento especial:

Por: Amex/ Comunicação Santuário Nacional

Posse Novo Reitor/ Despedia Pe. César