Notícia > 06 de Setembro, 2017

Peregrinos entregam imagem de Nossa Senhora Aparecida durante missa no Santuário

Casal segue em direção ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida e foram acolhidos durante a Missa celebrada nesta última terça-feira (5), no Santuário Nacional de São José de Anchieta

A missa desta última terça-feira (5), às 19h, no Santuário Nacional, celebrada pelo Pe. Firmino, foi abençoada com um momento especial. Durante a celebração, Pe. Firmino acolheu  o casal de peregrinos, Ismael e Maria Braggio. O sacerdote contou sobre a caminhada de fé deles iniciada no dia 2 de setembro, em Vila Velha (ES), seguindo em direção ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.  Ao final da celebração, o reitor do Santuário Pe. César Augusto dos Santos, S.J., recebeu das mãos dos peregrinos a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Antes da saída da peregrinação, no dia 02, o casal assistiu a uma Missa no Convento da Penha, em Vila Velha. A peregrinação é motivada pelos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.
Eles estão passando por comunidades, paróquias e igrejas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo até chegar à Casa da Mãe Aparecida. Durante o trajeto, eles entregam imagens de Nossa Senhora Aparecida em todas as comunidades e paróquias que visitam.
“Saímos do convento da Penha, no dia 2 de setembro, às 6h e seguimos em caminhada para Santa Paula, que fica na Barra do Jucu. No domingo (3), tivemos a missas às 10h, que foi na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes e fomos até o recanto da Sereia, na segunda saímos em direção a Guarapari e hoje chegamos no Santuário de Anchieta”, relatou Maria.
Ambos relatam a emoção de fazer esta peregrinação. “Vocês não imaginam a felicidade que sentimos aos estarmos caminhando e sentido o apoio das pessoas que nos dizem: “vai com Deus, vai com Deus”, isso é muito bom. Elas tiram fotos conosco, querem conversar, acenam das varandas. Nós até choramos de emoção, tudo isso é muito bom”.Sobre a realização da peregrinação, Ismael conta que tinha o sonho de fazer o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, mas que um dia acordou com o sentimento de que  poderia fazer a peregrinação até o Santuário de Aparecida, por causa do Jubileu dos 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida.“ Falei com minha esposa e ela aceitou na hora. Então nos programamos para fazer essa peregrinação”.
A preparação foi iniciada nos dias 13, 14, 15 e 16 de dezembro de 2016, quando Maria foi à Aparecida com seu sobrinho. “ Fomos mapeando os locais,  vendo as comunidades e os nomes de hotéis”.
Já na estrada com uma Kombi, Maria explica que há lugares que dormem na casa dos padres, nos salões da Paróquias ou nas casas de famílias que os acolhem. Em cada lugar é deixada uma pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida. “Nós estamos em peregrinação e oração”.

Caderno de mensagens

O casal de peregrinos criou um caderno de mensagens, onde as pessoas que encontram pelo caminho podem escrever um pedido, um agradecimento, uma graça alcançada.  Ao final da peregrinação, o caderno será deixado no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Por: Amex/ colaboração: Mireli Bravin

Peregrinação Nossa Senhora Aparecida