Notícia > 10 de Junho, 2017

'Viva São José de Anchieta!', Dom Luiz Mancilha

A Praia Central de Anchieta ficou repleta de devotos que renderam suas homenagens ao Padroeiro e Apóstolo do Brasil

O cenário composto para homenagear São José de Anchieta, na tarde desta sexta-feira (9), foi todo inspirado por Deus. Nele, o mar, o céu azul e o sol, foram sempre presentes na vida do grande homenageado do dia, que escreveu os mais lindos poemas à Virgem Maria nas areias da praia. E, hoje, também na praia milhares de pessoas acompanharam a Solene Missa, presidida  por Dom Luiz Mancilha Vilela, SSCC, Arcebispo Metropolitano de Vitória, em sua honra e concelebrada pelos Padres: Cesar Augusto Dos Santos, Reitor do Santuário, Cleomar, Assistente do Superior da Plataforma dos Jesuítas, Felipe Soriano, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção,  Charles, Vigário Paroquial,  Firmino, Jairo (Alfredo Chaves) e Pierre (Guarapari).
Logo no início da celebração, uma surpresa. O reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Padre César Augusto dos Santos, SJ, pediu para o bispo descobrir um lindo quadro de José de Anchieta. Foi um momento abençoado com tamanha beleza da imagem, que ficou no palco até o final da celebração.

Dom Luiz agradeceu por poder participar deste momento tão especial para todos os devotos de São José de Anchieta. Lembrou que Anchieta era um missionário exemplar, ajudando a catequizar os índios  e evangelizar a todos que encontrava em seu caminho.
Em sua homilia, Dom Luiz destacou que dois santos passaram pelo Espírito Santo: São José de Anchieta e São João Paulo II. Disse que Anchieta é uma terra abençoada, pois São José de Anchieta era um "caminheiro" da Paz. Paz que vem do alto, Paz que vem de Deus e de muita cultura e sensibilidade com o povo.
O bispo convidou todos os fiéis a peregrinar com Anchieta; fazer esse caminho para o céu, superando os desafios, seguindo sempre em frente.
"Nossa fé deve ser VIVA. Anchieta foi alguém que viveu como nós mas foi exemplo de fé, alguém que caminhou nos Passos de Jesus. Que sejamos peregrinos da fé, porque sabemos em quem acreditamos, como São José de Anchieta sabia.  Todos nós acreditamos em Deus revelado na pessoa de Jesus Cristo", disse Dom Luiz.
O prelado enalteceu a devoção de São José de Anchieta pel a VIrgem Maria e ressaltou que o sacerdote iniciou sua missão,  como bom catequista, conhecendo e respeitando a cultura dos indígenas para que todos pudessem conhecer Jesus (processo de inculturação).
Dom Luiz encerrou dizendo que está rezando por nós e nos abençoou com seu animado:Viva São José de Anchieta! Viva Jesus Cristo!
O bispo, como já é tradição, fez o rito da "Bênção das Rosas" de São José de Anchieta, abençoando todas as rosas levadas pelos fiéis.
A celebração durou cerca de duas horas e ao final, o reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Padre César Augusto do Santos, SJ, fez a entrega do título de Cidadão Anchientense para o Arcebispo, em nome da Câmara Municipal de Anchieta.

Solene Missa