História, devoção e confiança na celebração do dia votivo à São José de Anchieta deste mês de outubro que contou com uma benção especial para os profissionais da saúde e os devotos de São José de Anchieta, em particular de uma comunidade que nasceu sob a proteção de Nossa Senhora de Nazaré.
Por Ligia Maria Fiorio Custódio Pessin
Todo dia 09, o Santuário Nacional de São José de Anchieta celebra o dia votivo ao Apóstolo e Padroeiro do Brasil. A Missa de encerramento desse dia de festa é transmitida pelas redes sociais do Santuário e pela TV Santuário de Anchieta sempre às 19h. Ao final, é concedida a benção com a relíquia de primeiro grau de São José de Anchieta.
Em outubro, o dia nove recorda a memória de São Dionísio e seus companheiros mártires. A história desses santos parisienses está ligada à Companhia de Jesus, pois foi na capela dedicada aos mártires parisienses, em Montmartre, na França, que Santo Inácio de Loyola e seis companheiros professaram os primeiros votos em 15 de agosto de 1534. Inclusive, foi nesse mesmo ano que nasceu em São Cristóvão de La Laguna, na Espanha, José de Anchieta que viria a se tornar jesuíta aos 17 anos e a quem hoje aclamamos Apóstolo e Padroeiro do Brasil.
Na homilia da missa, presidida pelo Reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Pe. Nilson Maróstica SJ recordou como é necessária a nossa confiança em Deus, apesar das crises, como as que enfrentamos na atualidade.
“Ao acabar a Missa, chegou a hora de por em prática tudo aquilo que Jesus nos ensina. Assim vamos construir aqui na terra o Reino de Deus”.
Como Santo Inácio, São José de Anchieta e seus companheiros jesuítas.

Detalhe do altar do Santuário Nacional de São José de Anchieta, localizado na cidade de Anchieta, litoral sul do estado do Espírito Santo.
Uma benção aos profissionais da saúde e aos devotos de Anchieta
O mais recente título que São José de Anchieta recebeu foi o de Padroeiro dos farmacêuticos. São muitos os relatos históricos da atenção que o Padre José de Anchieta dedicava aos que necessitavam de cuidados. Incansável, ajudava a todos e era muito solicitado para ajudar os enfermos. Alguns detalhes históricos interessantes foram contados por Padre Nilson.
“Quando era provincial, Anchieta tinha que visitar todas as casas da Companhia de Jesus. De norte a sul, ao passar pelas casas, visitava os boticários de cada região. A botica era o lugar onde se vendiam os remédios da época. São José de Anchieta pegava as receitas com os boticários e utilizava para auxiliar na cura das doenças daquela época. E há receitas muito interessantes!”
Manuscritos dessas receitas escritas por São José de Anchieta fazem parte do acervo que está hoje no Santuário Nacional de São José de Anchieta.
Ainda sobre a presença de Anchieta na saúde, o reitor recordou a importante contribuição de Anchieta para a criação e organização do atendimento de saúde que estão em funcionamento até os dias atuais: as Santas Casas. “São José de Anchieta foi chamado duas vezes a Vitória em combates contra os holandeses calvinistas que queriam atacar a vila. Para atender os feridos na batalha, criou a Santa Casa de Vila Velha. O mesmo aconteceu no Rio de Janeiro onde criou a Santa Casa que nos dias de hoje tem um importante acervo que remete ao tempo de Anchieta”.
Interessante ressaltar que para gerir a Santa Casa do Rio, José de Anchieta criou um estatuto e um grupo de pessoas responsáveis pelos cuidados da Santa Casa, garantindo assim a continuidade do serviço. Além de Vila Velha e Rio de Janeiro, a Santa Casa de Santos também foi fundada e organizada por São José de Anchieta.
Devoção a Anchieta pelo Brasil
Toda Missa votiva é celebrada na intenção dos devotos de São José de Anchieta. Padre Nilson acolheu os peregrinos de Belo Horizonte, Montes Claros e Goiânia que participaram presencialmente da Missa no Santuário e na benção com a relíquia recordou de forma particular a Paróquia São José de Anchieta de Belém, no Pará. A devoção ao Apóstolo e Padroeiro do Brasil no coração da Amazônia brasileira foi lembrada pelo reitor que visitou a paróquia no ano de 2019. Na ocasião levou a relíquia de primeiro grau de São José de Anchieta à cidade que celebrou com grande festa a devoção ao Apóstolo e Padroeiro do Brasil.
A Missa transmitida ao vivo está disponível no Facebook e TV Santuário de Anchieta