O Café Rerigtyba está pronto para receber a todos. O local, que promete ser um ponto de encontro de turistas, de peregrinos e moradores locais, abriu as portas na semana passada, e foi inaugurado oficialmente ontem, dia 28 de dezembro. A ocasião contou com a presença de toda a equipe de colaboradores e a bênção do Padre Nilson Marostica, sj, reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta.
Com um visual de tirar o fôlego, contemplando a cidade de Anchieta e o encontro do Rio Benevente com o mar, o café é um dos novos espaços que o Santuário ganhou com a última obra de restauro e readequação. O seu nome foi decidido por votação popular, que em Tupy significa “lugar de muitas ostras” e foi a primeira denominação da cidade.
De acordo com Jaqueline Almeida, chefe de cozinha que está à frente deste projeto, o Café abre com uma proposta de ser um lugar de conforto e contemplação, além de ser, também, uma referência para comer coisas gostosas com os amigos e a família. “O Café Rerigtyba tem essa ideia e característica de complementar toda a estrutura do Santuário com este ponto de parada, descanso e apoio para todos nos visitam. Lembrando que, quando falamos visitantes, não é somente o turista, mas também os peregrinos, a comunidade local ativa e que frequenta as atividades da igreja e que vai ter no Café o seu local de bem-estar”, destaca Jaqueline.
Além de oferecer opções deliciosas de cafés, bolos, tortas e afins, o espaço irá proporcionar um ambiente cultural, com jantares e almoços temáticos, música ao vivo e outras atrações. “A gente pretende trazer música e cultura para cá. Vamos ter um espaço agregador, com recital, jogral e fazer encontros de artistas, para ter esse espaço agradável de culinária e cultura”, contou a chefe.
Padre Nilson conta que está muito contente com a inauguração do espaço e que o Santuário tende a ganhar muito oferecendo aos seus visitantes mais um local de lazer e com ótimas opções de alimentação. “Podemos dizer que oferecemos uma experiência completa aos fiéis, turistas e todos os capixabas. A Igreja está belíssima, temos o Centro de Interpretação rico de história e aprendizagem, temos a Loja com souvenirs e objetos devocionais à Anchieta, temos banheiros novos e acessíveis e também a Pousada do nosso Centro de Espiritualidade”, destaca o reitor.
Inicialmente, o horário de funcionamento é das 14 às 20h, com delícias que são bem variadas, desde crepes, waffles, empanadas, doces, tortas e até o tradicional e saboroso café coado no coador de pano. O planejamento é que para os próximos meses, o espaço passe a oferecer almoços, com um cardápio enxuto com quatro opções diárias de prato, um café da tarde colonial, mais robusto e nos domingos, o ponto alto da semana, seja oferecido também um brunch.

Serviço
Horário de funcionamento do Café:
De terça-feira a domingo das 14h às 20h
Horário de funcionamento do Centro de Interpretação:
De terça-feira a domingo das 09h às 17h
Horário de funcionamento da Loja:
Todos os dias, das 09h às 17h
Horário de funcionamento da Igreja:
Todos os dias das 08h às 20h
Horários de Missa:
Todos os dias às 19h
Domingo às 10h30 e 19h
Horário especial: 31/12 às 20h
Texto e foto: Paloma Pompermayer